Dica

Benefícios do Trigo de Quibe

Muito utilizado em pratos da culinária árabe, o Trigo para Quibe, ou triguilho, é um ingrediente versátil e supernutritivo. “O triguilho é o grão de trigo que não cresceu. Assim, ele concentra todas as propriedades nutricionais do cereal integral”, diz Mariana Otani Casseb, nutricionista do Instituto do Coração, de São Paulo.

A especialista explica que o farelo, a parte mais externa do grão, é fonte de nutrientes do complexo B. Já na parte intermediária, denominada endosperma, encontram-se o amido e diversas proteínas.

No interior do grão, o gérmen concentra minerais como potássio, zinco, magnésio e selênio – e ainda é rico em vitamina E. Por ser excelente fonte de fibras, o triguilho auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, “quando associado à ingestão adequada de água”, sublinha a nutricionista.

As fibras trazem também a sensação de saciedade, auxiliando na manutenção e no controle do peso. O grão está associado ainda à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas como o diabetes.